Viaje seguro, descanse antes de dirigir

O sono é um dos grandes vilões da direção, de 25 a 30% dos acidentes de carro são provocados por cansaço do condutor resultando em muitas mortes. Infelizmente, muitos motoristas ao pegar a estrada não dão ao corpo o descanso necessário, alguns passam horas e horas dirigindo sem realizar um pequena pausa durante o percurso, prática extremamente perigosa.

Alguns motoristas acham que não precisam descansar antes de pegar a estrada ou de fazer pausas durante o caminho, mas o sono chega sem a pessoa perceber o seu início e algumas vezes quando o motorista acorda o acidente já ocorreu. Muitos também utilizam estratégias que elas ouviram de outras pessoas para espantar o sono, como mascar chiclete, abrir as janelas, aumentar o som, no entanto, essas estratégias não são eficazes.

Por isso, enquanto estiver na estrada, verifique se o seu corpo não está pedindo uma pequena pausa. Se você estiver sentindo a visão embaçando, dificuldade em ficar com os olhos abertos, cabeça balançando, sonolência, bocejando de forma exagerada, ou sair da suas pista de forma repentina, é sinal de que seu corpo precisa de descanso.

Lembramos que não existe uma dica para espantar o sono durante a estrada. Se o seu corpo está emitindo sinais, procure um lugar seguro para deixar o carro ou caminhão e vá descansar. Qualquer pessoa está sujeita a acidentes de carro por falta de descanso.

Para não dormir durante a condução do carro, descanse muito bem antes da viagem. Uma noite de sono bem dormida é o primeiro passo para uma direção com segurança. E para não sentir sono durante a viagem evite comer coisas muito pesadas antes dela, pois isso pode aumentar o sono.

Outra estratégia interessante é que durante a viagem o condutor pare o carro e faça alguns alongamentos e exercícios, dessa forma ele evita que o corpo se acomode no banco e relaxe.

Não tome medicamentos que possam causar sonolência, como relaxantes musculares, anti alérgicos, medicação de tarja preta. Se tiver necessidade de tomar algum, deixe a condução com outra pessoa.

Por fim, se a viagem for longo, com mais de cinco horas, é necessário ter mais de um motorista e que estes intercalem na direção do carro ou caminhão.

Lembre-se que dirigir com sono ou cansado coloca a sua vida em risco e a de outras pessoas. Escolha sempre viajar em segurança.

Gostou? Compartilhe!