Sete cuidados que todos proprietário de carro deve ter

Não só por exigir muito do nosso esforço e sacrifício para aquisição, mas também por envolver a nossa segurança quando estamos nele, precisamos ter determinados cuidados com o nosso automóvel. Existem praticas simples que auxiliam na durabilidade do veículo, mas também ajudam as nos proteger. Além das revisões periódicas para troca de peças e manutenções de prevenção, existem medidas diárias que todo proprietário de carro deve realizar.

Água

É importante sempre verificar o nível de água do reservatório do radiador e completar se ele estiver abaixo da marca. Muitos motoristas ignoram esse cuidado, mas o automóvel atinge altas temperaturas, e é a agua que ajuda no refrigeramento do sistema de arrefecimento do motor. Verificar o nível da água ajuda a evitar que o motor superaqueça.

E não se esqueça de também completar o reservatório de limpador de para-brisas.

Chassi e suspensão

Todo o carro merece estar sempre limpo, mas é importante não se esquecer de também verificar se a parte de baixo dele não está com acumulo de sujeira o que pode levar ao desgaste de peças.

Cuidado com os pneus

Além de auxiliar na economia de combustíveis, observar sempre as condições dos pneus ajuda a evitar o desgaste excessivo deles. Verifique no manual do carro qual a pressão mais indicada para ele e certifique-se de calibrá-los a cada 15 dias. É importante também a cada seis meses fazer o rodizio, alinhamento e balanceamento dos mesmos.

Pesos excessivos

Evite carregar pesos excessivos, pois isso faz com que o carro consuma mais combustíveis. Carregue tudo no porta-malas e deixe os volumes mais pesados na parte de baixo. Se possível não deixe objetos soltos dentro do veículo para que eles não voem em manobras muito bruscas gerando pequenos acidentes ao atingir os passageiros.

Lâmpadas

Antes de sair de casa verifique o funcionamento das lâmpadas do carro e se alguma delas estiver queimada você deve trocá-las imediatamente. Se realizar a troca apenas de uma das lâmpadas faça a regulagem dos faróis, pois assim a iluminação não ficará desigual.

Bateria

Antes de sair verifique se a bateria do carro está funcionando corretamente, caso contrário, adquira uma nova.

Combustível

Evite transitar com o carro com pouco ou na reserva do combustível. Rodar com pouco combustível diminui a vida útil da bomba de combustível, além disso, você não vai querer ficar na mão enquanto dirige. Veículo parado na via por falta de combustível também gera infração média, quatro pontos na CNH do condutor, remoção do veículo e multa.

Estes são apenas alguns dos cuidados básicos que todo condutor deve ter para garantir o conforto e segurança do próprio motorista e, claro daqueles que ele transporta. Esteja sempre atento a estes cuidados e assim você vai garantir a sua proteção e prolongar a vida útil do seu carro.

Gostou? Compartilhe!